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Apresentação

Este Guia de Atividades é resultado dos projetos de pesquisa e extensão do Degenera – Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros/Uerj desenvolvidos desde 2013, pautados pela produção de conhecimentos e saberes críticos no trabalho em parceria com escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. A maioria das atividades aqui apresentadas foi desenvolvida pela equipe do Degenera, outras foram adaptadas de manuais e materiais educativos. Ele foi construído em diálogo com referenciais das pedagogias feministas, dos feminismos interseccionais e da educação popular.

As atividades que compõem o Guia foram pensadas para serem desenvolvidas em escolas, onde a reflexão sobre as relações intersubjetivas nem sempre encontra espaço e onde excedem demandas conteudistas e de rendimento estudantil. Elas podem ser utilizadas separada ou conjuntamente, em oficinas de encontros regulares, e permitem abordar interseccionalmente as relações entre estudantes e na comunidade escolar mais ampla. Sua aplicação não se limita às instituições educacionais, podendo ser adaptas para outros públicos e contextos.

O Guia de Atividades está organizado em torno de sete temas: Consentimento; Corpo; Espaço; Laços; Sexualidade; Trajetória e Violência, que são apresentados separadamente.  Além dessas definições, em cada atividade indicamos os temas por ela trabalhados, facilitando o uso do Guia conforme as demandas e objetivos de diferentes cenários e grupos. 

As atividades podem ser realizadas em grupos de 10 a 15 integrantes, e ajustes podem ser feitos em função das condições dos grupos participantes. Para esse número de pessoas, é indicado contar com duas a três pessoas facilitadoras. Na condução das atividades, as orientações devem ser dadas de forma acessível, adaptando termos e expressões para melhor compreensão das pessoas participantes.

As atividades deste Guia não servem a fins avaliativos, comparativos ou diagnósticos, não possuindo respostas ou resultados “certos” e “errados”. Além disso, a participação deve ser voluntária. É recomendável conversar com as pessoas participantes no início de cada atividade sobre a importância da confidencialidade e do sigilo em relação ao que é compartilhado e conversado nos encontros: o que é dito no grupo deve permanecer ali.

Os roteiros de atividades foram pensados para serem executados com materiais de fácil acesso. Quando indicado “materiais para desenhar”, sugere-se lápis de cor, canetinha, giz de cera, lápis preto, borracha. O tempo de 60 a 90 minutos de duração costuma ser o ideal para a realização da maior parte das atividades. Ao final de alguns roteiros, é possível encontrar observações que trazem sugestões adicionais sobre a atividade.

Esperamos que este Guia de Atividades contribua com iniciativas que estimulem o diálogo, a troca e práticas democráticas nas escolas – e fora delas!

Consentimento

O contexto em que o consentimento irá (ou não) se produzir nos ajuda  a entender o que facilita e o que dificulta, em situação e na relação com o outro, consentir.

Saiba mais sobre o tema Consentimento
1

Desenho Coletivo

Objetivo: Trabalhar as relações entre as pessoas participantes, bem como a cooperação. Construir um desenho  a ser experimentado como coletivo ao invés de um produto individual. A atividade pode ser uma oportunidade para abordar conflitos vividos no grupo, tematizando sua dimensão coletiva.

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2

Pessoas e coisas

Objetivo: Facilitar o reconhecimento da existência de relações de poder e seu impacto sobre as pessoas e seus relacionamentos.

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3

Pepinos e Abobrinhas

Objetivo: Conhecer os diferentes tipos de preservativos, conversar sobre seus usos, tirar dúvidas e estimular a intimidade dos participantes com o material.

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4

Posso te visitar?

Objetivo: Explorar com a turma a importância do consentimento e respeito nas relações interpessoais, trabalhando noções de espaço e corpo. Debater sobre a indispensabilidade da comunicação nos relacionamentos. Tornar físico e visual, através do brincar, noções como a importância da troca e da escuta do outro, seus limites e desejos, sendo esses condutores para a discussão/entendimento do tema.

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5

Preparando um guaraná natural

Objetivo: Discutir com a turma a importância do consentimento nas relações, considerando as relações de amizade e afetivo-sexuais. Debater sobre a violência nas questões de gênero, o direito ao próprio corpo, a importância do diálogo nos relacionamentos; trabalhar vulnerabilidades e a escuta.

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6

Situações

Objetivo: Promover a discussão coletiva a respeito de questões sensíveis ao grupo, partindo de situações fictícias.

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Corpo

Corpos carregam histórias e vivências e produzem perspectivas singulares. Mas os corpos também possuem uma dimensão coletiva ao estarem inseridos em um contexto sócio-histórico específico, atravessados por características que os situam nas relações de poder.

Saiba mais sobre o tema Corpo
1

Baile de máscaras

Objetivo: Explorar como crianças se expressam ludicamente, usar a criatividade como ferramenta de expressão física da subjetividade. Envolver a questão do olhar do outro, do ver e ser visto. Como pano de fundo, dialoga com o contexto da pandemia e do uso de máscaras respiratórias para prevenção da Covid-19.

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2

Brincando de Massinha

Objetivo: Discutir diferenças corporais, pensar formas de relação do corpo com o prazer e expressões da sexualidade. Fazer eventuais esclarecimentos anatômicos, debatendo as dúvidas e curiosidades que a turma tenha a respeito.

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3

Desenho de um corpo

Objetivo: entender como as e os participantes representam um corpo de alguém de sua idade, discutindo as diferenças e os padrões/normatizações corporais.

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4

Entrevista com Personagens

Objetivo: Discutir como determinados estereótipos são acionados para alguns personagens; problematizar imagens negativas que são construídas socialmente para alguns grupos sociais; dialogar os personagens com as experiências de vida das e dos participantes.

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5

Pepinos e Abobrinhas

Objetivo: Conhecer os diferentes tipos de preservativos, conversar sobre seus usos, tirar dúvidas e estimular a intimidade dos participantes com o material.

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6

Posso te visitar?

Objetivo: Explorar com a turma a importância do consentimento e respeito nas relações interpessoais, trabalhando noções de espaço e corpo. Debater sobre a indispensabilidade da comunicação nos relacionamentos. Tornar físico e visual, através do brincar, noções como a importância da troca e da escuta do outro, seus limites e desejos, sendo esses condutores para a discussão/entendimento do tema.

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7

Teatro de Sentimentos

Objetivo: trabalhar a expressividade dos sentimentos, circunscritas do contexto escolar, pensando em formas de elaboração possíveis dos mesmos, seus sentidos e caminhos, a partir das intervenções nos fins das histórias.

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Espaço

A maneira como os aspectos subjetivos e políticos aparecem nos espaços escolares são determinantes para a construção de relações entre as pessoas e grupos que ocupam as escolas.

Saiba mais sobre o tema Espaço
1

Mapa Afetivo

Objetivo: Atividade praticada no primeiro dia de oficina, voltada para compreender as dinâmicas coletivas da turma e trabalhar essas dinâmicas ao fazer esse trabalho num espaço coletivo mas que continha particularidades de cada um. Também é utilizada para entender não só o espaço em si, mas suas significâncias, trazendo um entendimento e aproximação maior da equipe com a turma.

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2

O livro da escola

Objetivo: Reimaginar os espaços da escola, ressignificando-os para a escola do imaginário das crianças. Confeccionar um livro da “Escola Imaginada” que os alunos criaram.

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3

Sentidos de Escola

Objetivo: Trabalhar a experiência de estar na escola, a partir de diferentes ideias e sentidos dados por participantes. Pode ser feita para pensar situações distintas de ensino-aprendizagem.

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4

Teatro de Bonecos

Objetivo: Trabalhar as relações e interações que acontecem na escola, tanto entre estudantes como com figuras de autoridade: diretoras, professoras, inspetoras, etc. Desenvolver e refletir com os alunos como eles vêem os convívios escolares.

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Laços

As experiências vividas nos laços, ainda que possam ser experimentadas no nível pessoal, também são vividas em esferas mais amplas e coletivas, que podem ser semelhantes em grupos que passam por vivências similares, como as de opressão ou privilégio social.

Saiba mais sobre o tema Laços
1

Baile de máscaras

Objetivo: Explorar como crianças se expressam ludicamente, usar a criatividade como ferramenta de expressão física da subjetividade. Envolver a questão do olhar do outro, do ver e ser visto. Como pano de fundo, dialoga com o contexto da pandemia e do uso de máscaras respiratórias para prevenção da Covid-19.

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2

Desenho Coletivo

Objetivo: Trabalhar as relações entre as crianças e o sentimento de turma entre eles por meio da cooperação e entendimento da coletividade por meio de um viés positivo. Construir algo que não seja nomeado com “meu, seu”, mas sim utilizando o “nosso” sem um personagem principal, podendo desenvolver a atividade para uma reflexão sobre conflitos e queixas sobre a turma como um coletivo que funciona junto e com todos.

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3

Entrevista com Personagens

Objetivo: Discutir como determinados estereótipos são acionados para alguns personagens; problematizar imagens negativas que são construídas socialmente para alguns grupos sociais; dialogar os personagens com as experiências de vida das e dos participantes.

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4

Mapa Afetivo

Objetivo: Atividade praticada no primeiro dia de oficina, voltada para compreender as dinâmicas coletivas da turma e trabalhar essas dinâmicas ao fazer esse trabalho num espaço coletivo mas que continha particularidades de cada um. Também é utilizada para entender não só o espaço em si, mas suas significâncias, trazendo um entendimento e aproximação maior da equipe com a turma.

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5

O livro da escola

Objetivo: Reimaginar os espaços da escola, ressignificando-os para a escola do imaginário das crianças. Confeccionar um livro da “Escola Imaginada” que os alunos criaram.

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6

Pessoas e coisas

Objetivo: Facilitar o reconhecimento da existência de relações de poder e seu impacto sobre as pessoas e seus relacionamentos.

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7

Sentidos de Escola

Objetivo: Trabalhar a experiência de estar na escola, a partir de diferentes ideias e sentidos dados por participantes. Pode ser feita para pensar situações distintas de ensino-aprendizagem.

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8

Teatro de Bonecos

Objetivo: Trabalhar as relações e interações que acontecem na escola, tanto entre estudantes como com figuras de autoridade: diretoras, professoras, inspetoras, etc. Desenvolver e refletir com os alunos como eles vêem os convívios escolares.

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9

Teatro de Sentimentos

Objetivo: trabalhar a expressividade dos sentimentos, circunscritas do contexto escolar, pensando em formas de elaboração possíveis dos mesmos, seus sentidos e caminhos, a partir das intervenções nos fins das histórias.

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10

Situações

Objetivo: Lorem ipsum dolor sit amet.

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Sexualidade

A sexualidade é pensada aqui de maneira a não se reduzir a relações sexuais genitais, mas como constitutiva da formação dos sujeitos nas relações eróticas, prazerosas e desejantes com o outro em todos os momentos da vida.

Saiba mais sobre o tema Sexualidade
1

Preparando um guaraná natural

Objetivo: Discutir com a turma a importância do consentimento nas relações, considerando as relações de amizade e afetivo-sexuais. Debater sobre a violência nas questões de gênero, o direito ao próprio corpo, a importância do diálogo nos relacionamentos; trabalhar vulnerabilidades e a escuta.

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2

Brincando de Massinha

Objetivo: Discutir diferenças corporais, pensar formas de relação do corpo com o prazer e expressões da sexualidade. Fazer eventuais esclarecimentos anatômicos, debatendo as dúvidas e curiosidades que a turma tenha a respeito.

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3

Pepinos e Abobrinhas

Objetivo: Conhecer os diferentes tipos de preservativos, conversar sobre seus usos, tirar dúvidas e estimular a intimidade dos participantes com o material.

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Trajetória

As relações fazem parte das trajetórias e os laços estabelecidos ao longo da vida permitem a produção de pertencimentos e afastamentos em relação aos espaços.

Saiba mais sobre o tema Trajetória
1

Rio da Vida

Objetivo: Pensar a própria trajetória, dando a ela contornos narrativos que permitam que cada um/uma expressem sua individualidade, sentimentos, desejos, medos, entre outros – dimensões estas tão reiteradamente afastadas do universo escolar.

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2

Entrevista com Personagens

Objetivo: Discutir como determinados estereótipos são acionados para alguns personagens; problematizar imagens negativas que são construídas socialmente para alguns grupos sociais; dialogar os personagens com as experiências de vida das e dos participantes.

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3

Máquina do Tempo

Objetivo: Enviar uma mensagem para si mesmo/a em um futuro próximo, estimulando a pensar sobre possíveis cenários, situações vividas, conectando o momento presente com o futuro imaginado.

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4

Um dia na escola

Objetivo: A atividade visa ouvir e refletir sobre a rotina dos participantes na escola e seus atravessamentos.

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Violência

a preocupação com a violência nos convoca à reflexão sobre sua presença no espaço físico escolar, nas interfaces entre o digital e o presencial e, também, nas violências que as escolas têm sofrido em termos de ataques materiais e políticos contra seus espaços e autonomia.

Saiba mais sobre o tema Violência
1

Preparando um guaraná natural

Objetivo: PDiscutir com a turma a importância do consentimento nas relações, considerando as relações de amizade e afetivo-sexuais. Debater sobre a violência nas questões de gênero, o direito ao próprio corpo, a importância do diálogo nos relacionamentos; trabalhar vulnerabilidades e a escuta.

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2

Pessoas e coisas

Objetivo: Facilitar o reconhecimento da existência de relações de poder e seu impacto sobre as pessoas e seus relacionamentos.

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3

Situações

Objetivo: Lorem ipsum dolor sit amet.

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Atividades Coringa

1

Caixa de Perguntas

Objetivo: Abrir espaço para um formato mais informativo da discussão de gênero e sexualidade. Notar as principais demandas da turma sobre o assunto, guiando para as próximas atividades.

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2

Quebra Gelo/Apresentação

Objetivo: A princípio, uma atividade de quebra-gelo que consiste na apresentação de cada participante incluindo o compartilhamento de preferências e gostos a fim de favorecer entrosamento entre as/os participantes.

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